A contínua evolução da tecnologia de matérias-primas para os transformadores de termoplásticos leva ao emprego cada vez maior de materiais abrasivos ou corrosivos, o que resulta em problemas de desgaste dos cilindros. Esses problemas são reduzidos, com cilindros bimetálicos Miotto, o que não deve ser confundido com um simples tratamento térmico para aumento de dureza, mas sim na utilização de outra liga metálica que possui características especiais de alta resistência ao desgaste pala abrasão, corrosão ou por ambas.

O processo de fabricação consiste em aplicar uma certa quantidade dessa liga específica que fundida e centrifugada no interior do cilindro préviamente preparado, aderindo as suas paredes e formando uma camada uniforme em toda a sua extensão, com uma espessura variando entre 2mm e 3mm, efetuando-se posteriormente o acabamento final. É interessante ressaltar que, pela própria natureza do processo de centrifugação, não é possível a aplicação da liga em cilindros para extrusoras de dupla-rosca, problema que no entatanto é resolvido com a inserção total ou parcial de buchas previamente centrifugadas com liga adequada. Essa técnica permite o fornecimento de cilindros duplos bimetálicos.

Um cilindro bimetálico Miotto tem vida util no mínimo 3 vezes maior que a de um convencional, mas com uma diferença de custo muito inferior a de três cilindros nitretados o que torna a relação custo X benefício absolutamente vantajosa, sem contar o fato de que com cilindros bimetálicos o desgaste das roscas também é menor.

im-cilindros

 Clique aqui para voltar à página de Roscas e Cilindros